quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Dia mundial do algodão

 07 de outubro é o dia mundial do algodão #worldcottonday


Em um país tropical como o nosso, nada melhor do que usar fibras naturais tanto para moda, como decoração não é mesmo? Eu amo algodão.

A celebração anual do Dia Mundial do Algodão reconhece a importância da fibra como uma matéria prima global cultivada em mais de 75 países nos cinco continentes e destaca seu papel central na criação de empregos e na manutenção da estabilidade econômica em vários países menos desenvolvidos. 

Da planta de algodão são aproveitados o caroço (semente) e a fibra. A fibra é utilizada para produtos têxteis e do caroço é extraído óleo, o qual tem como subproduto a torta de filtro utilizada principalmente na alimentação animal.

O Brasil é o quinto maior produtor mundial de algodão, sendo a China, Índia e EUA os maiores produtores.

Mas nem tudo são flores, as lavouras convencionais de algodão podem ser extremamente agressivas ao ambiente, aos animais e aos agricultores, pois são as que mais utilizam agrotóxicos no mundo! Por não ser comestível, imagina-se que não há problemas em exagerar nos pesticidas. Isso faz com que cerca de 250 mil agricultores adoeçam a cada ano no mundo.

Por isso, o ideal seria buscar produtos com algodão orgânico, uma solução para diminuir o impacto ambiental. Um estudo mostra que, em comparação ao cultivo convencional de algodão, há grandes reduções em: consumo de água, emissão de gases, acidificação, eutrofização e demanda de energia primária. Ou seja, a produção de algodão orgânico se mostrou 46% menos nocivo ao aquecimento global do que a de algodão convencional.

É importante que as indústrias, para manterem esse caminho sustentável, não só utilizem algodão orgânico, como também busquem cada vez mais outras alternativas que dispensem o uso de produtos químicos durante o processo de tecelagem.

Fontes: https://www.ecycle.com.br/3319-algodao-organico.html
https://www.wto.org/english/tratop_e/agric_e/wcd2020_e.htm
https://soudealgodao.com.br/sala-de-imprensa/release/world-cotton-day-brasil-tem-muito-a-comemorar/